Cabecera

Energía

ACCIONA Energía, um perfil único como operadora global em energias renováveis.

A ACCIONA Energía é a operadora global do setor de energias renováveis que mais se dedica com exclusividade às energias limpas no mundo.

Com mais de 20 anos de experiência na área, estamos presentes nas principais tecnologias – eólica, termosolar, fotovoltaica, hidráulica e biomassa -, abrangendo atividades que incluem toda a cadeia de valor: desenvolvimento, engenharia, construção, fabricação de turbinas, operação, manutenção, geração e comercialização de energia.

Tudo isso, unido a uma dimensão global, com implantação significativa em 19 países de cinco continentes, fazem da ACCIONA Energía um interveniente de perfil único no setor fornecedor de soluções energéticas sustentáveis com tecnologia avançada.

Somos especialistas em nos adaptar às necessidades de cada cliente, através de fórmulas diversas como a parceria, contratos do tipo EPC, execução de projetos prontos para uso ou a prestação de uma ampla gama de serviços.

E, com a convicção de que a sustentabilidade energética é não somente uma necessidade inevitável para o mundo, mas também um vetor de negócio, o único modelo viável capaz de promover o crescimento da economia global.

Fabricação e venda de turbinas

A Divisão de Energia da ACCIONA iniciou sua implantação no mercado eólico brasileiro com a colocação em funcionamento de sua primeira instalação industrial no país: uma fábrica de montagem de componentes eólicos situada em Simões Filho, no Estado da Bahia.

A fábrica da ACCIONA Windpower, filial dedicada ao projeto, fabricação e venda de turbinas, foi inaugurada em 11 de março de 2013 pelo Governador da Bahia, Jaques Wagner, que agradeceu o compromisso da empresa com o desenvolvimento econômico do estado.

Com 30 empregos diretos e 180 indiretos em empresas fornecedoras de componentes, a fábrica de Simões Filho representa o primeiro passo na aposta da ACCIONA no mercado eólico brasileiro, onde se posicionou principalmente como fabricante e fornecedora de turbinas, com base na máquina AW3000.

A plataforma AW3000, com rotores com diâmetros de 100 a 125 metros e torres de aço ou concreto de 92 a 120 metros de altura de cubo eólico, forma uma família de turbinas de 3 megawatts de potência extremamente competitiva e adaptada às exigências do mercado brasileiro.

As iniciativas industriais da ACCIONA Windpower no Brasil já propiciaram 500 empregos adicionais na fabricação dos principais componentes da turbina, como pás e torres para os contratos já assinados, criando assim, mais de 700 postos de trabalho.

Fábrica de componentes de Simões Filho

Informações Gerais

A fábrica de componentes eólicos da ACCIONA Windpower em Simões Filho (Bahia), tem uma capacidade de produção de 135 cubos eólicos anuais, destinados à turbina AW-3000, de 3 megawatts (MW), a turbina mais potente projetada pela empresa. A função principal do cubo eólico é unir as pás com o trem de potência e lhe transferir a energia capturada pelas pás.

A fábrica foi inaugurada em 11 de março de 2013, com a presença das principais autoridades do Estado da Bahia, lideradas pelo Governador Jaques Wagner.

Na inauguração, Rafael Mateo, Diretor Geral da ACCIONA Energía, qualificou a colocação em funcionamento da fábrica como “o início de uma atividade industrial que desejamos que tenha um longo percurso no Brasil. Contamos com uma tecnologia confiável e competitiva, já presente em quatro continentes, que despertou um grande interesse no mercado brasileiro e que vamos aplicar com um alto grau de componentes locais, criando uma malha industrial e empregos no país".

A fábrica de Simões Filho é a quinta da ACCIONA Windpower no mundo, ela já possui três centros de montagem de turbinas (dois na Espanha e um nos Estados Unidos) e uma fábrica de pás eólicas, também na Espanha.

Sua colocação em funcionamento está de acordo com o plano industrial projetado pela empresa para aumentar sua presença no mercado brasileiro, onde já assinou seus primeiros contratos, entre os quais se destacam aquele assinado com a empresa CPFL Renováveis para o fornecimento de 40 turbinas para um parque eólico de 120 MW de potência.

A turbina AW3000

A turbina AW3000, de 3 megawatts de potência nominal, é uma máquina de tecnologia avançada projetada pela ACCIONA Windpower e que se revelou como uma das mais confiáveis e eficientes do mundo.

Sua última evolução, a AW125/3000, com rotor de 125 metros, ideal para ventos baixos, ampliou a linha de modelos da plataforma, que conta com opções que permitem obter a máxima produção com o menor custo da energia em praticamente qualquer local.

A AW3000 é comercializada com rotores de 100, 109, 116 e 125 metros de diâmetro sobre torres de concreto de 100 e 120 metros de altura de cubo eólico, ou de aço, de 92 e 95,5 metros de altura de cubo eólico.

Baixar o folheto da AWP (inglês)

Fazer o link com o microsite da AW3000 (inglês)

© ACCIONA S.A.