Cabecera
ACCIONA > Pessoas > Segurança e Saúde

Segurança e Saúde

Prevenção e conscientização, compromissos da ACCIONA

A prevenção de riscos laborais constitui para a ACCIONA um elemento diferenciador e uma exigência indispensável para garantir a segurança e a saúde dos empregados e colaboradores.

A ACCIONA dispõe de uma estratégia e de um plano de atuação concreto de prevenção de riscos no trabalho. Seu objetivo é cumprir as exigências legais, treinar, informar e conscientizar sobre as obrigações e responsabilidades, assim como comprometer toda a organização no cumprimento das normativas.

Na ACCIONA, somos conscientes de que trabalhamos em setores sensíveis a esse problema. Por essa razão, são realizados esforços de prevenção significativos. Esse fato é comprovado pelas certificações obtidas e pela redução notável dos índices de sinistros da empresa.

Participação, treinamento e colaboração

Na ACCIONA, além das grandes contribuições de recursos efetuadas todos os anos, conseguimos que a base do sucesso em matéria de prevenção seja os próprios funcionários, responsáveis por cumprir e se comprometer com a parte correspondente a cada um. Nessa linha, o Instituto de Prevenção e Saúde Laboral da ACCIONA ministrou mais de 163.000 horas de treinamento, o que converte a ACCIONA em uma das empresas espanholas que mais investem nesse tipo de treinamento.

Por outro lado, a ACCIONA colabora ativamente participando de fóruns externos multisetorial de cooperação para desenvolver estratégias e políticas comuns de prevenção de riscos laborais junto com administrações, sindicatos, empresas de planos de saúde privada, etc. Nesse sentido, ela declarou seu apoio pleno aos objetivos da Declaração de Seul de Segurança e Saúde no Trabalho.

Programa de Saúde e Bem-estar da ACCIONA

O compromisso da ACCIONA com a saúde e o bem-estar, uma prioridade e um dos pilares básicos da nossa proposta de valor para os nossos empregados, fundamenta-se no Programa de Saúde e Bem-estar composto por três grandes eixos: saúde no trabalho, nutrição e atividade física. Nele se promove um melhoramento contínuo das pessoas tanto no plano físico como no emocional.

No setor da saúde no trabalho e medicina preventiva, a ACCIONA está elaborando um Estudo Epidemiológico pioneiro no âmbito empresarial espanhol. Nesta tarefa, contamos com a colaboração dos empregados da empresa a nível nacional e com a assessoria do Centro Nacional de Investigação Cardiovascular (CNIC) que nos permitirá monitorizar a evolução do nosso programa. A isso haverá ainda que acrescentar outra das nossas iniciativas de maior destaque, como é o caso da abertura de um Serviço Permanente de Fisioterapia nas nossas instalações de Madrid, Navarra e Biscaia. À margem destas novidades, a ACCIONA lança anualmente várias campanhas de sensibilização e informação em matéria de prevenção (vacinação antigripe, doação de sangue, segurança rodoviária, etc.).

Na área da nutrição, a ACCIONA proporcionará aos seus empregados informação sobre alimentação saudável baseada na dieta mediterrânica - patrimônio imaterial da humanidade – e sobre alimentos da época nas várias estações do ano e diferentes zonas geográficas onde o pessoal da empresa se encontrar. Na intranet corporativa, estão também disponíveis dietas hipolipemiantes, hipocalóricas, ricas em minerais e vitaminas, etc., totalmente elaboradas pelos médicos da empresa.

No que se refere à atividade física, queremos divulgar a importância da integração deste tipo de exercício na nossa vida diária a fim de evitar o sedentarismo. Para isso, a ACCIONA conta com a assessoria do Conselho Superior dos Esportes, incentivando estas práticas através de acordos com ginásios em condições vantajosas para o conjunto dos seus empregados e promovendo ao mesmo tempo a participação em eventos esportivos.”

© ACCIONA S.A.