Cabecera

A ACCIONA construirá o sistema de saneamento de São Gonçalo, no rio de janeiro, por 354 milhões de reais

voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
  Data: 07/07/2014

A empresa venceu o processo para o projeto que inclui uma estação de tratamento de esgotos e suas redes coletoras, em consórcio com as empresas brasileiras SERVENG e GEL.

O projeto prevê a recuperação ambiental das bacias dos rios Alcântara e Mutondo e prestará serviços a cerca de 250.000 habitantes da segunda maior cidade do estado do Rio de Janeiro.

A secretaria do estado de Meio-ambiente do Rio de Janeiro adjudicou à ACCIONA Agua, em consórcio com as empresas brasileiras SERVENG e GEL, o contrato para realizar as obras do sistema de esgotamento sanitário de São Gonçalo, a segunda maior cidade do estado, num valor total de 354 milhões de reais.

O projeto, com prazo de execução de 36 meses, prevê a recuperação das bacias hidrográficas dos rios Alcântara (que dá nome ao projeto) e Mutondo, e prestará serviço a uma população de cerca de 250.000 habitantes.

A ação prevê a construção de um sistema integrado de saneamento que inclui uma estação de tratamento de esgoto (ETE Alcântara) com uma vazão de 1,2 m³/segundo e sua correspondente estação elevatória com vazão de 1,99 m³/segundo, bem como as redes coletoras, os coletores, a estação elevatória Yamagata, com vazão de 1,56 m³/segundo, 8 estações elevatórias de baixo volume e as ligações domiciliares.

Este é o segundo contrato da ACCIONA Agua no Brasil, onde a companhia realizou as obras da estação ETE Arrudas, no estado de Minas Gerais, estação que está operando atualmente.

ACCIONA no Brasil

A ACCIONA se estabeleceu no Brasil em 1996, onde está presente com um quadro de pessoal de 2.300 profissionais e todas suas principais áreas de negócio – Infraestructuras, Energias Renováveis e Serviços, além da Água. A ACCIONA Infraestructuras contribui no plano de expansão de infraestruturas do Brasil com quatro projetos chave na mão: a nova linha Leste do metrô de Fortaleza; o anel viário Rodoanel, em São Paulo; os diques externos do porto de Açú e a rodovia federal BR-393 do Rio de Janeiro.

A ACCIONA Windpower filial do Grupo ACCIONA dedicada ao desenho, fabricação e venda de aerogeradores conta com contratos para abastecer 666MW de potência no Brasil, todos eles com aerogeradores de 3 MW de desenho próprio.

Para abastecer esta crescente demanda, a ACCIONA Windpower conta com um importante projeto industrial no país que inclui uma fábrica de montagem de cubos para aerogeradores no estado da Bahia, já em funcionamento, além de uma fábrica de turbinas no mesmo estado, cujo início de funcionamento está previsto para o último trimestre de 2014. Também conta com uma fábrica de torres para aerogeradores instalada no município de Areia Branca (Rio Grande do Norte). Além disso, o compromisso industrial da empresa na zona inclui a contratação de empresas locais para o fornecimento de vários componentes para aerogeradores, como são suas pás. No setor de Serviços, a ACCIONA Forwarding conta com filiais nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, prestando serviços de transporte aéreo, logística e distribuição para clientes como Embraer, Sapatos Arezzo e GAM.

voltar à lista de notícias
© ACCIONA S.A.